quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Medição da Temperatura por meio de uma Abordagem Experimental Investigativa


O que é temperatura, e como medi-la de forma quantitativa e precisa?
            Temperatura é a medida através do grau de agitação das moléculas de um sistema, sendo assim não podemos medi - lá diretamente, precisamos estabelecer padrões observando as alterações dos objetos analisados, como os efeitos da dilatação térmica e a resistência elétrica. A dilação térmica é o fenômeno pelo qual o corpo sofre uma variação nas suas dimensões, quando há variação da sua temperatura. A resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de uma corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada.
            Para superar esse problema, existe um aparelho chamado termômetro ou sensor de temperatura, que relaciona a temperatura a alguma propriedade física do corpo, que passa a ser chamada grandeza termométrica, e essa relação entre grandeza e temperatura é chamada de função termométrica.
            O termômetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. Ele é constituído por uma substância que possua uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura.
            Existem vários tipos de termômetro como por exemplo o termômetro bimetálico, termômetro de gás, termômetro infravermelho, termômetro de máxima e mínima, termômetro de mercúrio, termômetro digital entre outros.
            Se faz necessário o uso de uma escala termométrica que é definida por um conjunto de valores atribuídos a um mesmo corpo em diferentes temperaturas, mediante a correspondência de uma equação termométrica ou uma lei de dependência. A escala mais usada na maioria dos países do mundo é a Celsius (°C), Nessa escala, o parâmetro foi a água, com 0°C para o ponto de congelamento e 100°C para o ponto de ebulição. As Outras escalas são a Fahrenheit, a Kelvin e a Réaumur.
            Esse experimento corresponde a construção de um sensor de temperatura. Um sensor pode ser definido como um transdutor que altera a sua característica física interna devido a um fenômeno físico externo. Um sensor muda seu comportamento sob a ação de uma grandeza física, podendo fornecer direta ou indiretamente um sinal que indica essa grandeza e convertendo uma quantidade física em um sinal elétrico.
            O presente trabalho visa apresentar uma intervenção no ensino que auxilie o professor a construir com seus alunos o conceito termodinâmico de temperatura través da construção de um sensor de temperatura.

Material necessário:

Transistor LM35 – termômetro na forma de circuito integrado;
1 bateria de 9 volts;
2 garras tipo jacaré para conectar a bateria;
2 metros de fio polarizado de espessura de 1 mm;
1 multímetro com escala de milivolts;
1 alicate de corte diagonal;
1 ferro de solda;
Arame de solda;
1 chave de fenda de ponta fina;
1 fita isolante para isolamento das conexões;

Construção do Termômetro:

Para a construção do termômetro explicaremos a função de alguns materiais citados anteriormente. A pilha de 9 Volts fornecerá a  energia para o circuito; as garras serão utilizadas para fazer a conexão com a bateria; os fios servirão como cabos de conexão para fazer as ligações dos componentes; o multímetro digital será usado para fornecer a leitura da temperatura , e o sensor de temperatura será usado para medir a temperatura do ambiente ou material.



















































































































































































Na construção do termômetro, o mostrador do multímetro apresenta um valor de temperatura que não coincide com as escalas termométricas conhecidas, por exemplo, a escala de temperatura Celsius. Poderíamos medir dois valores diferentes de temperatura com o termômetro construído de modo a conseguir uma relação matemática entre esta escala de temperatura e a escala de Celsius. Esse procedimento é o mesmo daquele adotado nas aulas de termometria do Ensino Médio, com as escalas de temperaturas Celsius e Fahrenheit, onde lá se adota geralmente os pontos médios de fusão (0 °C/32 °F) e ebulição (100 °C/312 °F) da água à temperatura atmosférica de 1 atm.

Grupo da Áurea.


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